Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogue do Centro Nacional de Cultura

Um espaço de encontro e de diálogo, em defesa de uma cultura livre e pluridisciplinar. Estamos certos de que o Centro Nacional de Cultura continuará, como há sete décadas, a dizer que a cultura em Portugal vale a pena!

Blogue do Centro Nacional de Cultura

Um espaço de encontro e de diálogo, em defesa de uma cultura livre e pluridisciplinar. Estamos certos de que o Centro Nacional de Cultura continuará, como há sete décadas, a dizer que a cultura em Portugal vale a pena!

LONDON LETTERS


Truth to power, 2013

 

O neologismo faz já o seu caminho nas veneráveis paredes de Westminster City. Os naysayers são todos quantos se opõem, discordem ou simplesmente duvidem de mais ou menos brilhantes narrativas ou iluminados projetos que por aqui proliferam ao sol de visões políticas alternativas. A retórica até que não anda especialmente apelativa, mas também, caro princípio, o dissenso não envia ninguém para a masmorra. — Qui casse les verres les paie. O ceticismo cresce, porém. A House of Commons emitiu um “brutal report” (sic) sobre o progresso da modernização administrativa. Em Truth to power: how Civil Service reform can succeed afirma o Public Administration Select Committee estar unconvinced que o governo haja produzido análise, políticas e liderança para responder a problemas que reconhecidamente afetam a eficácia, efetividade e transparência de Whitehall. — Well! As the call, so the echo! Ora, talvez em homenagem ao centenário literário de Ms Barbara Pym, em estilo pymish se arrassa a promessa refundadora do estado.
 

 
 

A noite foi hoje de foguetório à memória de Guy Fawkes. Em 1605, November 5, um grupo de conspiradores dedica-se a acartar barris de explosivos para as caves de Westminster. Objetivo: enviar pelos ares quer o King James I, quer as Houses of Parliament. O gunpowder plot não corre bem. Descobertos a instantes de acender o rastilho, áspero é o que a seguir regiamente lhes sucede na Tower of London. Já nos 400 anos subsequentes se celebra o evento queimando na rua efígies dos terroristas, e equivalentes, enquanto a criançada pede a penny for the guy numa singular tradição propagada pelas Bonfires Nights societies. A história fornece fartos exemplos de insucedidos planos da pólvora. Pois, apesar dos abrangentes esforços do No 10, teme-se que o programa reformista em torno do civil service “is bound to fail”. Segundo o PASC, as propostas da coligação conservadora-liberal falham na forma e no conteúdo para melhorar “one of the great institutions of state, critical to the continuation and stability of government”. Ponto sensível no escrutínio parlamentar é a ideia de rever a Haldane doctrine (1918) sobre a ministerial accountability, tal qual as nomeações personalizadas de Downing Street na prática revêm as bases do Northcote-Trevelyan Report (1854) relativas à political impartiality do funcionalismo.

O passado nem sempre tão joyously ou tão inconclusively se projeta no mundo contemporâneo. O achamento numa casa de Munich de valiosa coleção de arte furtada pelo regime nazi (1933-45) diz do sombrio legado hitleriano. O Führer cria o Confiscation Committee em 1938 March, sob a atenção do inefável Reichsmarschall Hermann Göring, a fim de tomar bens alheios, vender a “arte degenerada” em moeda estrangeira e reunir inigualável catálogo no Fuehrermuseum em Linz (Austria). Esta política tem aspetos definidores além do apartamento de Herr Cornelius Gurlitt, na propaganda de Herr Joseph Goebbels e em exibições públicas como a fogueira de 1,004 obras na central dos bombeiros de Berlin. O desiderato culmina no suicídio de Herr Adolf Hitler no bunker do 77 Wilhelmstraße, em 1945, com o dedo apontado ao povo alemão por não ascender à altura cultural do líder.

Contrastante e mais popular é o resultado da gubernatorial race nos USA. Mr Bill de Blasio vence em New York, entrega a maior cidade do mundo aos democratas e abre nova geração de políticas liberais numa longa noite de oooohs e aaaahs face às roman candles, chinese crackers e outros rockets que animaram os céus britânicos ao som da velha nursery rhyme. — Remember remember the fifth of November / Gunpowder, treason and plot. / I see no reason why gunpowder, treason / Should ever be forgot...


St James, 6th November

 

Very sincerely yours,

 

V.