Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Blogue do Centro Nacional de Cultura

Um espaço de encontro e de diálogo, em defesa de uma cultura livre e pluridisciplinar. Estamos certos de que o Centro Nacional de Cultura continuará, como há sete décadas, a dizer que a cultura em Portugal vale a pena!

Blogue do Centro Nacional de Cultura

Um espaço de encontro e de diálogo, em defesa de uma cultura livre e pluridisciplinar. Estamos certos de que o Centro Nacional de Cultura continuará, como há sete décadas, a dizer que a cultura em Portugal vale a pena!

CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE COM O GRUPO FERNANDO PESSOA

Vemos Carlos Drummond de Andrade na fotografia do Grupo Fernando Pessoa no Brasil, e uma vez mais confirmamos o prestigio desta viagem dos artistas portugueses: para além da tournée propriamente dita, temos os contactos que desenvolveu e os espetadores que selecionou, entre o melhor da literatura e da intelectualidade brasileira da época.

E entre esse grupo notável da fotografia, temos então o “poeta Drummond”, como por vezes era e é designado, o que mostra desde logo, não só a projeção em si, como o significado específico que a sua criação poética alcançou e alcança ainda hoje… Mas que não pode ser limitativa.

Quer isto dizer que Drummond deixou-nos dezenas de livros de prosa e poesia, numa base biográfica profissionalmente dispersa, do jornalismo ao funcionalismo mas mesmo aí ligado ao património histórico e à gestão cultural: e desde cedo destacadíssima na geração que se seguiu à Semana de Arte Moderna de 1922.

São de facto dezenas de títulos, sobretudo de poesia mas também de ficção e de estudos de literatura e de cultura, num estilo que se vai depurando na expressão - o que ele próprio reconhecerá:

«À medida que envelheço vou-me desfazendo dos adjetivos. Chego a ver que tudo se pode dizer sem eles, melhor que com eles: Por que “noite gélida”, “noite solitária”, “profunda noite”? Basta “a noite”. O frio, a solidão, a profundidade da noite estão latentes no leitor, prestes a envolvê-lo, à simples provocação dessa palavra “noite”»… 

E se transferirmos para certo quotidiano de linguagem, encontramos por exemplo este texto curioso:

«Em Portugal era assim, não sei se ainda é: ao passar uma cachopa risonha, vestida de cores alegres, dizia-lhe o paquera: “Estás uma Páscoa” ou “És uma Páscoa”. Deu-me vontade de dizer o mesmo, trocando o tu por você, à garota pascalíssima, parada em frente à vitrina.  Certamente ela não entenderia, pelo que me remetia ao silêncio. E fiquei olhando a garota que olhava ovos de Páscoa”.

Note-se, não sabemos nem quando nem onde em Portugal se chamava a “uma cachopa” “uma Páscoa”…! Mas foi o que escreveu Drummond!

Carlos Drummond de Andrade não deixou uma obra dramatúrgica assinalável. Mas a sensibilidade, a profundidade psicológica e sentimental, e a espetacularidade intrínseca da sua poesia justificou diversas adaptações e dramatizações, que refletem também “o mundo de sempre, com problemas de hoje” como próprio autor reconhece nos seus poemas. E citamos justamente, a propósito de teatro, o poema denominado “Um Nome João”:

«Era um teatro/e todos os artistas/no mesmo papel/ciranda multívoca?/João era tudo?/tudo escondido, florindo/como flor é flor/mesmo não semeada/Mapa com acidentes/deslizando para fora, falando?/Guardava rios no bolso,/cada qual com a cor de suas águas?/sem misturar, sem conflituar/e de cada gota redigia/ nome, curva, fim,/e no destino geral/seu fado era saber/para contar sem desnudar/o que não deve ser desnudado/e por isso se veste de véus novos?»

 

DUARTE  IVO  CRUZ

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.