Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogue do Centro Nacional de Cultura

Um espaço de encontro e de diálogo, em defesa de uma cultura livre e pluridisciplinar. Estamos certos de que o Centro Nacional de Cultura continuará, como há sete décadas, a dizer que a cultura em Portugal vale a pena!

Blogue do Centro Nacional de Cultura

Um espaço de encontro e de diálogo, em defesa de uma cultura livre e pluridisciplinar. Estamos certos de que o Centro Nacional de Cultura continuará, como há sete décadas, a dizer que a cultura em Portugal vale a pena!

London letters

A historical decision, 2014  E a cascata flui. A sociedade britânica acorda hoje mais justa. Primeiro fora o fim da lei sálica com as fêmeas a poder suceder no trono de Buckingham. Ontem The Church of England aprovou a ordenação de women bishops. Hoje temos a entrada de novas mulheres para cargos seniores no governo de Westminster. Nas legislativas haverá ainda maior número como membros do parlamento em Westminster. — Ce que chante la corneille, chante le corneillon. A remodelação governamental ocorre após anúncios de leis de exceção nos surveillance powers para a tríade MI5-MI6-GCHQ e o aumento de £1 billion no investimento da defesa. — Every one for himself and God for us all! A tela diz das prioridades Tory nas 2015 general elections. Strasbourg vota em Mr JC Juncker para presidir à European Commission. Os Scotties olham o calendário.

Num idêntico dia solar nasce há 150 anos Mrs Emmeline Pankhurst, em Moss Side (Gretar Manchester). Ela é o rosto que lidera o British suffragette movement na luta pelo direito ao voto feminino. Ergue-se contra a Lex Salica inscrita por Charlemagne para vedar o acesso das mulheres ao poder político. Por isso não é a Queen Vitoria também rainha de Hanover, nem a Europe ruma a um bem diverso destino no sangrento século XX. Pois, na sua data colegialmente se move um magno pilar social. A decisão histórica para a igualdade complexa na Church of England é tomada por maioria do Synod em sessão jovial e tears of joy. Nota lateral: Os comentários em torno das wonderful news glosam menos a modernidade e mais a adquirida integridade espiritual do one equal body à luz da tradição e da bíblia de St James.

 

   

 

Looking more ellectable é o aparente princípio guia para a remodelação governamental que um poderoso PM hoje executa. RH David Cameron retira da Conservative’ window shop pesos pesados como RH Kenneth Clark e RH William Hague (novo Leader of Commons) a par de despromover RH Michael Gove (Whig Chief). Três traços neste movimento: mais mulheres, menos experiência e saída das vozes moderadas no Cabinet, nomeadamente face à Europe. Trata-se de a major reshuffle, com rodagem numa dúzia de pastas em cuidada operação de spin. O Prime Minister tweeta ao minuto who's in, becomes, is promoted… enquanto os PM's spokesman explicam o conveniente porquê e alcance da mudança de cadeiras. Na retaguarda soam, inclusive, os agradecimentos vindos de organizações do Tory country a suavizar os despedimentos. Agora basta provar o acerto das tropas e esperar pelo Scotch vote. Master Shakespeare e Richard the Third regressam aos palcos de London. O Brazil finalmente encerra o 2014 World Cup com uma merecida vitória dos futebolistas alemães. E ainda, diz-me quem entende de tais meandros, com alegres fortunas feitas em engenhosas apostas de resultados insólitos e fixas probabilidades. — Well, Argentina has had Messi and Germany has a team.

 

St James, 15th July

 

Very sincerely yours,

 

V