Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogue do Centro Nacional de Cultura

Um espaço de encontro e de diálogo, em defesa de uma cultura livre e pluridisciplinar. Estamos certos de que o Centro Nacional de Cultura continuará, como há sete décadas, a dizer que a cultura em Portugal vale a pena!

Blogue do Centro Nacional de Cultura

Um espaço de encontro e de diálogo, em defesa de uma cultura livre e pluridisciplinar. Estamos certos de que o Centro Nacional de Cultura continuará, como há sete décadas, a dizer que a cultura em Portugal vale a pena!

LONDON LETTERS

Feeding Britain.JPG

The Baroness, the poor and the cooking tradition, 2014

As declarações são risíveis, não fora refletirem a brutal realidade da escassez de recursos para uma alimentação diária. Ainda assim, e já se inscreverão as exatas palavras, manifestam certa mentalidade política nas estratégias para enfrentar a fome.

food bank.JPG

 

Segundo The Right Honourable Lady Jenkin of Kennington, o porquê de os bancos alimentares registarem aumento exponencial no United Kingdom durante o último triénio não resulta do desemprego ou baixos salários, menos ainda do corte nos apoios sociais e dos zero-hours contracts, mas sim do abandono pelos pobres da tradição de cozinhar. — Chérie, cette dame peut toujours appeler le majordome! O carismático Pope Francis chama o fenómeno de globalização de indiferença. Mas as palavras da Tory Baroness de Hatfield Peverel (Essex) desnudam ainda a leveza de uma radical incompreensão face aos cidadãos desfavorecidos. — Hmm! All sins cast long shadows. Nos USA, & partners, busca-se como acomodar as práticas de detenção e de interrogatório adotadas pela CIA no pós September 11 para prevenir o terrorismo. Ms Malala Yousafzai e Mr Kailash Satyarthi recebem o 2014 Nobel Peace Prize em Oslo e ecoam as vozes de 66 milhões de crianças privadas de educação. The Prime Minister David Cameron visita Auschwitz.

The Baroness, the poor and the cooking tradition.J

Severe weather fustiga a costa nestes dias aquosos e ventosos de baixas temperaturas. Westminster agita-se com o último episódio da aclamada série MPs snobbish behaviour. Para abreviar, quando a Church of England apela ao poder político por um eficaz empenhamento na prevenção e combate à pobreza alastrante. Na apresentação pública de a major report on food poverty, intitulado Feeding Britain, Lady Anne dá reformador porquê do recuo civilizacional. — "Poor people don't know how to cook". A life peer clarificou já a sua declaração em jeito de meia desculpa (apologising to anybody who's been offended by her words). Tão criativas quanto a sua tese, porém, são as opiniões de a neta do Viscount Davidson apenas usar das suas PR skills e alertar para as quase 5 million people nas filas dos foodbanks.

Abu Ghraib. Quem se lembra deste alaranjado nome entre aqueles hoje silenciosos, mas quantos desembainharam as espadas ideológicas em torno da tortura nas modernas cruzadas. As 6,000 páginas do CIA Report produzido pelo US Senate Intelligence Committee questionam as linhas vitais do que se faz, e como, em nome da sacra National Security. A senadora democrática Mrs Dianne Feinstein (D-Calif.) classifica para a história o fact-finding agora divulgado em Washington como "the ugly truth."

Para os amantes de espiões mais sofisticados, antes a apresentação em Pinewood London do próximo 007 cast & crew.

Spectre.JPG

Spectre é o título do Bond a chegar às telas no Outono de 2015, sob a direção de Sam Mendes e com Daniel Craig na pele de um agente garantidamente sem qualquer ideia de como preparar as refeições na MI6 Home. Aliás, tal qual a dupla de Skyfall, teme-se que idêntica incompetência na cozinha revista o ora vilão Ralph Fiennes. — Well, like in Tom Clancy's novel Without Remorse, perhaps will see CIA operatives spent their time upstairs – mixing martinis, shaken, not stirred.


St James, 10th December

Very sincerely yours,

V.