Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogue do Centro Nacional de Cultura

Um espaço de encontro e de diálogo, em defesa de uma cultura livre e pluridisciplinar. Estamos certos de que o Centro Nacional de Cultura continuará, como há sete décadas, a dizer que a cultura em Portugal vale a pena!

Blogue do Centro Nacional de Cultura

Um espaço de encontro e de diálogo, em defesa de uma cultura livre e pluridisciplinar. Estamos certos de que o Centro Nacional de Cultura continuará, como há sete décadas, a dizer que a cultura em Portugal vale a pena!

LONDON LETTERS

 

1 .jpg 

The BAFTA Awards, 2015

Boas práticas? Más práticas? Apenas práticas duvidosas persistentemente pouco escrutinadas! Um novo escândalo bancário envolvendo a filial suíça do HSBC recoloca seríssimas questões sobre a qualidade da regulação no setor. The Press divulga documentos que revelam esquemas de dita otimização fiscal em pouco ou nada distintos de vulgar evasão ao pagamento de impostos, por parte de empresas e 2.jpgde particulares com chorudas contas nos Alps. Quem sabia o quê, quanto e quando é agora uma nova etapa política do caso, o qual estoira em plena campanha eleitoral a benefício do Labour Party. — Chérie, il faut laisser aller le monde comme il va! A Royal Opera House acolhe os BAFTA Awards para celebrar a incrível vida do Professor Stephen Hawking. — Hmm. The apple does not fall far from the tree. A Leste renovam-se os contatos diplomáticos para cessar a escalada da guerra na Ukraine em estilo good/bad cop. O eixo Berlin-Paris robustece posições em torno do Minsk Agreement e Washington respalda a ação da Kanzlerin Angela Merkel sem eliminar eventual apoio militar. London simplesmente eleva a voz contra o neodespotismo de Mr Vladimir V Putin.

3.jpg 4.jpg

A misty and frozen fog around. A frescura ambiente suaviza as arestas do aceso debate político, em véspera de inquietos MPs rodarem pelas constituencies do reino durante o Parliamentary recess nas locais fights for power. A tendência geral de empate técnico entre os big parties obriga líderes e estrategistas a redobrar esforços e promessas. Baralham-se linhas e argumentos. Se os trabalhistas pegam em medida liberal-democrata e agitam com mais extensas licenças por paternidade, já os conservadores hasteiam bandeira do Labour e eis o Tory Prime Minister nas primeiras páginas do The Times e do The Daily Telegraph a reivindicar ao empresariato maiores salários para os trabalhadores. Faltam 85 dias para as general elections.

Estimulantes andam atores, câmaras e estórias no cinema nacional, até com os óscares na mira. Com novel versão de Mr Sherlock Holmes a chegar aos écrans, desta feita aos 93 anos e ainda a rever casos na linha dedutiva de Sir Arthur Conan Doyle, o Convent Garden acende as luzes para a cerimónia anual da British Academy of Film and Television Arts. Os 2015 BAFTA Awards consagram duas vibrantes histórias de vida na sua montra principal. Celebram a beleza interior do Professor Stephen Hawkins, com The Theory of Everything de Mr James Marsh a arrecadar o prémio de Best Movie e Mr Eddie Redmayne a conquistar a muito disputada face para Best Actor. Já Mrs Julianne Moore ganha o mais alto galardão feminino com a sua soberba interpretação em Still Alice, não in Wonderland mas in Alzheimerland e a interpelar o papel da memória na identidade humana.

5.jpg

6.jpg

Em matéria de red carpet style integralmente aberta aos talentos destaca-se aqui uma diversa iniciativa: os 2015 Political Twitter Awards, instituídos pela agência Westminster Public Affairs. As candidaturas centram-se nas Houses of Parliament e compreendem categorias entre "The Most Influential Tweet" e "The Apology of the Year", esta com forte competição. As nomeações e as medalhas estão a juízo de um painel de conhecidos comentadores, incluindo os honoráveis Mr Michael Crick (Channel 4), Mr David Singleton (PoliticsHome), Mr Nick Tyrone (CentreForum) e Mr Olly Kendall (o Westm PA boss). Já o "Parliamentary Tweeter of the Year" se decide através de voto digital acessível ao público. — Well. The best one liner gives the witty joke.

St James, 10th February

Very sincerely yours,

V.