Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogue do Centro Nacional de Cultura

Um espaço de encontro e de diálogo, em defesa de uma cultura livre e pluridisciplinar. Estamos certos de que o Centro Nacional de Cultura continuará, como há sete décadas, a dizer que a cultura em Portugal vale a pena!

Blogue do Centro Nacional de Cultura

Um espaço de encontro e de diálogo, em defesa de uma cultura livre e pluridisciplinar. Estamos certos de que o Centro Nacional de Cultura continuará, como há sete décadas, a dizer que a cultura em Portugal vale a pena!

LONDON LETTERS

The election weather man 1.JPG


The election weather man, 2015

A economia conquista progressivamente conversas e debates em plena contagem decrescente para as eleições gerais de 2015 May 7. The Chancellor of the Exchequer apresenta na House of CommonsThe election weather man 2.JPG o último e o mais político The Budget da presente legislatura. Iluminando êxitos e obscurecendo insucessos, qual fabuloso eclipse solar que nestes dias assombra o North Atlantic, RH George Osborne é o perfeito weather man ao introduzir clássico orçamento de cash-for-voters. — Chérie, chat échaudé craint l'eau froide. O ex Scotland First Minister Alex Salmond enuncia na BBC os termos em que o SNP quer ditar novo programa económico por apoio a eventual governo minoritário do Labour. RH Ed Milliband diz que tal não acontecerá neste milénio. Os ânimos aquecem em torno do líder do UKIP durante um almoço familiar de MEP Nigel Farage num pub em Downe (Kent). — Hmm. It's the exception that proves the rule. O US President Barack Obama recebe no Oval Office HRH Charles of Wales. Singapore decreta luto nacional de uma semana no passamento do founding father Mr Lee Kuan Yew, o Premier da cidade-estado nos seus gloriosos 30 anos. A Leicester Cathedral recebe as ossadas do King Richard III, caído na Bosworth Battle em 1485. Também Madrid anuncia o achamento do esqueleto do Signor Miguel de Cervantes. The Wee smoked white tea de Perthshire é classificado como the finest in the world.

The election weather man 3.JPGApprehensive sunny skies and light winds em Central London. Por momentos o sol confirma-se a grande estrela da galáxia. The Parliament esperava um amistoso orçamento em ano eleitoral, mas o documento quase é obnubilado pelo otimismo retórico de RH George Gideon Osborne. Tory austerity!? A tentação eleitoralista é irresístível no Number 11. So sorry, but here we are dancing by the old music. O leque de medidas contém goodies para este, aquele e mesmo aqueloutro segmento votante. Com um horizonte pautado por crescimento cifrado nos 2.5% em 2015 e 2.3% em 2016, a par de desemprego na casa dos 5% equiparado à taxa do défice, obscurece-se a manutenção da monumental Government debt: £1.48 trillion (80.4% do GDP) em 2014/15, sob perspetiva de descida real para £1.63 trillion (71.6%) em 2019/20. O insólito do debate orçamental em curso é lateral, pois. Ao “economic plan” dos conservadores contrapõem os trabalhistas “a better plan” e os liberais esgrimem agora “a better alternative.” The Treasury Secretary Danny Alexander discursa nos Commons com uma Lib Dem yellow box para diferenciar o parceiro da Coalition da Conservative red box, evento sectário que lhe vale a admoestação do RH Speaker John Bercow sobre regras e institucionalismo.

O formato e a data para a realização dos Election TV debates entre os partidos estão finalmente decidos, após prolongado jogo de taticismo protagonizado por Downing Street. A ITV recebe a April 2 um full debate entre o Prime Minister e o Opposition Leader mais os Party leaders do Ukip, Greens, SNP e Plaid Cymru (os dois últimos de natureza regional, por Scotland e Wales). No 2015 General Election tracker mantem-se penoso impasse numérico: Labour – 34.02%; Conservatives – 33.16%; Ukip – 14.9%; Lib Democrats – 7.9%; e Greens – 4.73%. Faltam 44 dias para o ballot day.

The election weather man 4.JPG

Mrs Kristin Scott Thomas recebe a sua Damehood no Buckingham Palace das mãos de Elisabeth II “for service to drama.” A ilustre nativa de Cornwall junta-se assim a restrita galeria onde avultam as notabilíssimas Judi Dench e Maggie Smith. A atriz (de 54 anos) ultima os preparativos para levar a personagem da monarca (de 88 anos) aos palcos, corporizando um papel até agora interpretada por Dame Helen Mirren em The Audience. Quando ainda está na retina The English Patient, do novo projeto diz a própria living royal person: “Quite a challenge.” A peça de Peter Morgan (da película The Queen) estreia em London's West End no próximo mês e retrata as reuniões privadas semanais entre Her Majesty e os UK Prime Ministers ao longo das seis décadas de reinado, aliás, uma série iniciada com sir Winston Churchill. — By me princes rule, and nobles, all who judge rightly.

 

St James, 23rd March

Very sincerely yours,

V.