Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogue do Centro Nacional de Cultura

Um espaço de encontro e de diálogo, em defesa de uma cultura livre e pluridisciplinar. Estamos certos de que o Centro Nacional de Cultura continuará, como há sete décadas, a dizer que a cultura em Portugal vale a pena!

Blogue do Centro Nacional de Cultura

Um espaço de encontro e de diálogo, em defesa de uma cultura livre e pluridisciplinar. Estamos certos de que o Centro Nacional de Cultura continuará, como há sete décadas, a dizer que a cultura em Portugal vale a pena!

LONDON LETTERS

Untitled.jpg

Die Gerechtigkeitsbrunnen, 1611-2015

Um salto rápido a Frankfurt am Main (Deustchland). Esta é a capital da Eurozone e a global Finanzcenter; na realidade mais a economic powerhouse, mas também uma admirável cidade histórica com notabilíssimo casco medieval. Parece, aliás, ser Untitled 2.jpg

melhor conhecida como German Mannhatan que como casa-mãe de Karl der Grosse (768-814), o Carolus Magnus crismado como Imperatur Romanorum que inaugura o ritual de nela ser eleito e coroado o líder do sacro império romano dos povos alemães. - Chérie! A qui est a été beaucoup donné, il sera beaucoup demandé. Um detalhe atrai. No centro do velho burgo ergue-se a Gerechtigkeitsbrunnen ou Justitiabrunnen, a fonte da justiça que recorda aos representantes o dever de tratar retamente os cidadãos. A deusa, cuja estátua domina a praça municipal ou Römerberg, tem aqui os olhos bem abertos, a balança em destaque e a espada pronta para a ação. - Hmm! Gods or Goddesses help who help themselves. A questão do terceiro resgaste financeiro a Greece divide as atenções políticas quando se cumpre a Merkel decade. No UK, o antigo Prime Minister RH Gordon Brown recorda aos militantes do Labour Party que o poder importa tanto quanto os princípios, quando se quer ser um partido de governo.

Untitled 3.jpg

London weather em Francoforte. Chego com um clima mediterrânico e temperaturas acima dos 35ºC, logo polvilhados de chuviscos para refrescar. O burgo dos Francos afigura-se próspero, não fora cedo por cá se acolher o Rentenmester e de à torre do tesouro fiscal hoje suceder o banco central europeu. Kaiser Strasse está apinhada de gente, muitos turistas asiáticos e também famílias muçulmanas, tudo com um babylonic touch. Já Römerberg permanece bela como sempre, com o casario medievo em fundo e a Rathaus a acolher sucessivos e muito públicos casamentos civis. Da sua singular fonte jorrava vinho em dias de coroação imperial. Após uma década com Frau Merkel como Deustch Kanzlerin, os alemães estão sorridentes.

Frankfurt é uma das cidades mártires da II World War e cujo bombardeamento reflete a fatura dos Allies pelo London Blitz. A quietude que hoje se respira nos seus muitos espaços verdes e ao longo do Main River e das suas sete pontes contrasta com a plural arquitetura, mais o fervilhar das zonas comerciais e a magnitude dos arranha-céus dos bancos que por cá pululam. Com manuscritos recuados a 794 e local de eleição em 1152 de Friedrich Barbarossa como King of Germany, o ancestral Franconofurd é hoje antes descrito segundo a altura das torres financeiras a recortar a skyline: face aos 148,5m da Eurotower alteiam-se os 158m do Deustche Bank ou os 256,5m do Commerzbank, entretanto ofuscados pela Fernsehturm (331m), no jardim de cogumelos de ferro e vidro em torno da já icónica imagem do Euro na Willy-Brandt-Platz.

A bonança na metrópole afirma-se em dias de novo programa de resgaste financeiro a Athens, após a vã batalha dada durante meses pelo governo do Syryza contra o austeritarismo que acompanha o cheque visado em Brussels. Frau Angela e Herr Schäuble esbateram também diferenças e para a Greece vai nova nota de endividamento no montante astronómico de €85bn. É já a terceira, tantas quantos os governos da Kanzlerin. Com a bandeira anti-austeridade continua a avançar a candidatura de RH Jeremy Corbyn na campanha à liderança do Labour. Depois de outros pesos pesados ecoarem a preocupação face ao esquerdismo do Islington North MP, RH Gordon Brown junta esforços à tendência ABC – Anything But Corbyn. Voz amiga de Cambridge contraria a corrente e insiste em informar que o Corbysm nada diverso é senão o classic Old Labour.

Inovações há a registar pelas terras do continente. Conquistam adesão a double wall glass para garantir a ideal temperatura de uma boa cerveja da região do Meno e a travel mug agora também com utilidades de moinho e garantia de café fresco. Uma e outra coisa vêm com belo design, naquele true German mix entre a forma e a função. Por aqui circula também o Pegida, acrónimo de um autodenominado movimento dos “Patrotic Europeans Against the Islamization of the West.” — Well, the best way to predict the future is to invent it.

St James, 17th August            

Very sincerely yours,

V.