Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogue do Centro Nacional de Cultura

Um espaço de encontro e de diálogo, em defesa de uma cultura livre e pluridisciplinar. Estamos certos de que o Centro Nacional de Cultura continuará, como há sete décadas, a dizer que a cultura em Portugal vale a pena!

Blogue do Centro Nacional de Cultura

Um espaço de encontro e de diálogo, em defesa de uma cultura livre e pluridisciplinar. Estamos certos de que o Centro Nacional de Cultura continuará, como há sete décadas, a dizer que a cultura em Portugal vale a pena!

LONDON LETTERS

 

Untitled.jpg

 

Historical moments, 1211/15-2015

 

O pacto internacional em torno das alterações climáticas é acordado em Paris por 196 nações. O documento é histórico, mas só o futuro dirá dos seus reais efeitos na conservação do planeta. Politicamente trata-se de um passo de gigante das elites mundiais, inclinadas até há pouco a negar o aquecimento global, saudado até pelo US President Barack Obama como “a turning point for the world.” Já os desafios da produção, distribuição e consumo das energias limpas mantêm alta a incerteza fóssil para o que se segue. — Chérie. Petit poisson deviendra grand. O franquear da Porta Santa no Vatican abre o Giubileo della Misericordia. “Aprano veramente il cuore alla Misericordia di Dio,” exorta o Pope Francis após o recognitio e a tradicional procissão do Capitolo dei Canonici da St Peter's Basilica (It). — Well! The sea refuses no river. A Magna Carta visita Lisboa. Frank The Voice Sinatra nasce há 100 anos. O anedotário político norteamericano avoluma entradas com o fator Donald T na presidencial race dos republicanos. A frente unida de tous les autres sustém a extrema direita da Front National na segunda volta das eleições regionais em France.

Untitled 2.jpg

Shy sunny days em Central London em belo complemento aos suavíssimos céus azuis da Ibéria. O Greenwich Meridian une o major event da semana. A Magna Carta em versão 1217 da Hereford Cathedral esteve em exibição na Torre do Tombo, em Lisboa, a par da Minus Carta do Bad King John de 1215. A mostra surge emoldurada com pioneiros documentos afonsinos, como sejam as primeiras leis gerais do reino ordenadas por Afonso II em 1211, mais uma série de esplendorosas conferências que cruzam perspetivas histórica, política e jurídica com a hospitalidade dos Arquivos Nacionais, o profissionalismo dos mecenas Linklaters e o savoir-faire da HE Kirsty Hayes e do Secretary of State for Foreign and Commonwealth Affairs RH Philip Hammond. Assim: calorosos parabéns atlânticos aos portugueses e à ética cordial inscrita na mais velha aliança ocidental selada no Windsor Treaty, de 1386, cujas fundações, aliás, remontam aos primevos Plantagenets e aos tratos de Dinis (1308) e ao acordo de paz e segurança de Fernando (1373). Entre os momentos altos do debate destacam-se as intervenções da Prof Maria Lúcia Amaral sobre a comum tradição constitucional e do Dr Richard Godden em defesa do império da lei. Enunciando os desafios contemporâneos, o jurisconsulto adverte que “the rule of law is being undermined by the letter of new laws that are inconsistent with its spirit.”

Por cá, e só por momentos, os Eurosceptics MPs retiram os Labourites das manchetes da Press. A um tempo, acentua-se a clivagem entre as duas Houses of Parliament. Os Commons anulam a emenda dos Lords à European Union Referendum Bill, proposta pelo Tory Government, em ordem a permitir o voto jovem no referendo, no caso: dos cidadãos com 16 e 17 anos de idade. Dado o difuso fundamento da revisão, sob a fórmula do "financial privilege", esperam-se agora novos desenvolvimentos neste pingue-pongue nos Westminster's fields. A Brexit soma também na enchente de opiniões positivas nas sondagens, mas, sobretudo, pelas assumidas dificuldades do Prime Minister RH David Cameron face à irredutível negativa dos parceiros continentais de reforma nas regras em torno da liberdade de circulação de pessoas. No presente cenário de risco com as crises do Euro, dos migrantes e do terror, o London Mayor sugere no Daily Telegraph que Downing St adote o Nordic-style of opt out. RH Boris Johnson MP aponta o precedente da “exemption from EU rules on free movement of citizens that allows Denmark to ban non-residents from buying homes, [which] could be emulated by Britain to impose waiting times on benefits.” No final da semana há nova eurocimeira.

Last but not… Com votos de festas felizes e a New Year of good readings, saudação especial para quantos fazem a excelência do Centro Nacional de Cultura e vitalizam os laços atlânticos. — Merry Christmas everybody! And certainly to you, my kind reader.

St James, 14th December
Very sincerely yours,
V.