Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogue do Centro Nacional de Cultura

Um espaço de encontro e de diálogo, em defesa de uma cultura livre e pluridisciplinar. Estamos certos de que o Centro Nacional de Cultura continuará, como há sete décadas, a dizer que a cultura em Portugal vale a pena!

Blogue do Centro Nacional de Cultura

Um espaço de encontro e de diálogo, em defesa de uma cultura livre e pluridisciplinar. Estamos certos de que o Centro Nacional de Cultura continuará, como há sete décadas, a dizer que a cultura em Portugal vale a pena!

LONDON LETTERS

 

A Sapphire Queen, 1952-2017

 

Her Majesty The Queen soma mais um first. Elizabeth II comemora hoje o ano 65 do seu reinado. O marco histórico é único em toda a longa lista de monarcas de Great Britain.

Aos 90 anos, HM vivencia o Sapphire Jubilee. —  Et très bien. Notre sincères félicitations à Sa Majesté la Reine. A Prime Minister RH Theresa May recebe o Israeli PM Mr Benjamin Netanyahu no 10, com o comércio e a paz internacional na agenda. Já a House of Commons vota favoravelmente a European Union (Notification of Withdrawal) Bill, com expressiva maioria de 384 MPs (For - 498, Against - 114). — Well! We’re on our way. Nos US é a máxima animação e apenas vamos nas primeiras manobras da Trump Administration. As presidenciais gaulesas igualmente avançam a todo o vapor. As sondagens credibilizam temida vitória da eurocética Madame Marine Le Pen face à queda do conservador M François Fillon e ao media building centrista em torno do eurófilo M Emmanuel Macron. Em tempos interessantes, disparam as vendas globais do profético “1984,” de Mr George Orwell. Mr Alastair Cook abandona o posto de England Test cricket captain.

First signs of an Early Spring at Great London! O dia é hoje marcado a azul água, após mais um fim-de-semana com marcha de protestos contra a “Trump travel ban” entre Trafalgar Square e as Houses of Parliament. Nos Commons, com o Brexit vote ainda a pairar, o Speaker une a voz contra o US President e anuncia que recusará dar-lhe ocasião para ali discursar durante a programada Summer State Visit. Tal precedente em Westminster surge depois de RH John Bercow quebrar outra tradição da casa: libertar os oficiais de usar as tradicionais wigs, gesto blaireano por cá rotulado como “a executive order.” A magna ebulição política contrasta com o recato de Her Majesty em data especial. The Queen passa o Sapphire Jubilee em privado, no Sandringham Estate, local onde ocorreu o passamento do pai King George VI que dita a inesperada subida ao trono a 6 February 1952. Ainda assim, o aniversário é publicamente saudado. Uma salva de 41 canhões soa esta manhã, em Green Park, e Buckingham Palace divulga fotografia oficial, tirada por Mr David Bailey em 2014, com Elizabeth II ostentando as safiras recebidas do rei aquando do casamento em 1947. Cabe à PM May assinalar “another remarkable milestone for our remarkable Queen” com nota afetuosa: “She has truly been an inspiration to all of us.”

 

Com Mr Trump inescapável na praceta global e amigos vários a ensaiarem petição de uma DJT  talk free-zone, destaque final para uma inventiva iniciativa para as bandas de Yorkshire. O caso denota o empreendorismo dos ilhéus em vésperas de rumarem para unchartered waters, quiçá em ato de populismo nacionalista a ensaiar futuras formas da New Cold War nas mercearias.

Uma quinta de esturjão atlântico lança agora no mercado the world’s first ethically sourced caviar. Curiosa etiqueta, não?! Ao invés da pesca nas migrações para retirar as preciosas ovas, a KC Caviar massaja inofensivamente as belugas para as obter. A medida é amiga do ambiente.  — Humm. Yet Master Will exactly show at The Twelfth Night how some creatures knows to play the game: — I can no other answer make, but, thanks, and thanks.

 

St James, 6th February 2017

Very sincerely yours,

V.