Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Blogue do Centro Nacional de Cultura

Um espaço de encontro e de diálogo, em defesa de uma cultura livre e pluridisciplinar. Estamos certos de que o Centro Nacional de Cultura continuará, como há sete décadas, a dizer que a cultura em Portugal vale a pena!

Blogue do Centro Nacional de Cultura

Um espaço de encontro e de diálogo, em defesa de uma cultura livre e pluridisciplinar. Estamos certos de que o Centro Nacional de Cultura continuará, como há sete décadas, a dizer que a cultura em Portugal vale a pena!

Pedro Calapez, "branca e neutra claridade"

 
De 27 de Setembro 31 de Dezembro | Casa da Cerca - Centro de Arte Contemporânea

 

Descrição

Integrando-se no projecto de desenho da Casa da Cerca, e apresentando um núcleo de trabalhos de um dos mais conhecidos artistas portugueses da actualidade, a exposição de Pedro Calapez mostra uma grande diversidade de propostas do artista – seriais – de desenho, pintura, instalação vídeo e escultura, desde 1999 a 2008, que estão patentes na Galeria Principal, Salão Nobre, Capela, Cisterna e Galeria do Pátio da Casa da Cerca.

Pedro Calapez. Branca e Neutra Claridade reúne obras maioritariamente sobre papel, mas ainda com uma peça de pintura sobre alumínio recortado (Ground 02, 2005) e uma projecção vídeo, com produções de 1999 a 2008 e num total de mais de cem peças. Pedro Calapez nasceu em Lisboa (1953) onde vive e trabalha. Após estudos em Engenharia Civil, e a frequência do Curso de Formação Artística da SNBA, transfere-se para a ESBAL (1976).

Começa a actividade plástica como fotógrafo, tendo depois optado pela pintura, à qual se dedica por inteiro a partir de 1986. Bolseiro da Secretaria de Estado da Cultura (1988), professor e responsável pelo curso de Desenho no AR.CO. (1986-1998) e cenógrafo, realiza várias obras públicas. Prémio União Latina (1990), Prémio de Desenho da Fundação Pilar i Joan Miró (1995) e Prémio EDP (2001). Expõe individual e colectivamente desde 1982. Participa em inúmeras bienais (Veneza, 1986; S. Paulo, 1987, 1991) e em várias outras colectivas, em Portugal e no estrangeiro. Nos últimos anos, tem vindo a organizar inúmeras exposições individuais por toda a Europa. A sua obra está representada em diversas colecções públicas e privadas, em Portugal e no estrangeiro.

 

http://www.calapez.com

http://www.m-almada.pt/casadacerca

 


Organização
Casa da Cerca - Centro de Arte Contemporânea
Câmara Municipal de Arte de Almada
Tel.: 21 272 49 50
Email: casadacerca@cma.m-almada.pt
Rua da Cerca 2, Almada

1 comentário

Comentar post