Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogue do Centro Nacional de Cultura

Um espaço de encontro e de diálogo, em defesa de uma cultura livre e pluridisciplinar. Estamos certos de que o Centro Nacional de Cultura continuará, como há sete décadas, a dizer que a cultura em Portugal vale a pena!

Blogue do Centro Nacional de Cultura

Um espaço de encontro e de diálogo, em defesa de uma cultura livre e pluridisciplinar. Estamos certos de que o Centro Nacional de Cultura continuará, como há sete décadas, a dizer que a cultura em Portugal vale a pena!

Uma reflexão sobre os autores clássicos e o que estes representam actualmente. Pelo Grupo Cassefaz, no Jardim de Inverno do São Luiz Teatro Municipal, de 25 de Setembro a 5 de Outubro.


http://www.teatrosaoluiz.egeac.pt
 

Os clássicos: como e porquê?

Esta é uma interrogação que surge de quando em quando no nosso horizonte, a propósito dos mais variados autores. A este propósito, Miguel Abreu e Ana Tamen (Grupo Cassefaz-Centro Internacional de Teatro) e São Luiz Teatro Municipal, organizam um ciclo de iniciativas (palestras, debates, ensaios abertos ao público, leituras encenadas e comentadas, etc) em torno do autor Molière. A questão que se levanta gira em torno de:

A comédia de Molière nos nossos dias: Como abordar?

Pretende-se interrogar a sua actualidade, discutir visões desafiantes de encenadores e especialistas do século XX e, propôr, numa reflexão conjunta, novos olhares neste início do século XXI.

Perguntamos por que razões, nos últimos anos, a maior parte das comédias de Molière, à excepção de D. João, - que, só a custo, poderá ser considerada comédia, - têm sido tão pouco representadas nos palcos portugueses.

Várias são as perguntas que poderão ser levantadas neste forum de debate que se quer aberto a vários públicos. Esta iniciativa tem uma componente de reflexão teórica, mas também, uma componente prática de ‘mise-en-scène’, experimentação ao vivo com os actores, e abertura a diferentes perspectivas de vários artistas e fazedores de teatro, bem como à participação do público em geral.

Este ciclo vai ter lugar no Jardim de Inverno do Teatro S. Luiz, de 25 de Setembro a 5 de Outubro próximos. Haverá leituras integrais encenadas, das obras “O Misantropo” e “O Burguês-Fidalgo” nos dias 4 e 5 de Outubro, respectivamente.

Convidados: Maria João Brilhante, Vasco Graça Moura e Ricardo Araújo Pereira (dia 25 Set.), Maria João Brilhante (dia 27 Set.) e Christine Zurbach (dia 02 Out.)

25 e 26 de Setembro
2 e 3 de Outubro
Quinta e Sexta das 18h00 às 20h00
Entrada Livre 
Sessões de trabalho
27 e 28 de Setembro
4 e 5 de Outubro
Sábado e Domingo às 22h00
Entrada Livre
Leituras encenadas

Um projecto Grupo Cassefaz uma estrutura subsidiada por MC/DgArtes
Co-produção SLTM/Grupo Cassefaz


São Luiz Teatro Municipal
Rua António Maria Cardoso, 38 | 1200-027 Lisboa
Tel: 213 257 640 | Fax: 213 257 631
E-mail: teatrosaoluiz@egeac.pt
Bilheteira Tel: 213 257 650
E-mail bilheteira.teatrosaoluiz@egeac.pt