Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogue do Centro Nacional de Cultura

Um espaço de encontro e de diálogo, em defesa de uma cultura livre e pluridisciplinar. Estamos certos de que o Centro Nacional de Cultura continuará, como há sete décadas, a dizer que a cultura em Portugal vale a pena!

Blogue do Centro Nacional de Cultura

Um espaço de encontro e de diálogo, em defesa de uma cultura livre e pluridisciplinar. Estamos certos de que o Centro Nacional de Cultura continuará, como há sete décadas, a dizer que a cultura em Portugal vale a pena!

Encontro na rua de nenhures

 

toco o rasto do
 

caminho que nunca percorri


Troco-me por ti


Abro o livro dos anos,


passo o rol


A entrada é saída


Só um dia, já morto, disseram a Colombo


que a Índia dele não era verdadeira

                   

Ouvindo Schubert grito: Rai’s me partam!

e não é que não partem    dizem: Espera!

 

no ar de haraquíri?

Respondes tu que esperas


aqui me tens tardio

          

Aqui na toca


onde mais nada está


que ar e fogo


sinto já


terra na boca.


ó minha mulher sonhada,/


(…)Não sou base nem sustento.


Apenas breve regalo.

                                                            

Devolve-me esse pássaro/


e poisa nesse ramo


que o meu olhar alcança.

calado num peito que agradece

 

tudo me é coração  


meu amor meu amor

 


Escolhi esta fotografia do meu grande amigo Pedro Tamen pois é assim que julgo que o vi aquando da escolha de terras para construirmos, cada um, a sua casa, na amada Arrábida.
 

Escolhi todas estas esplêndidas palavras que acima exponho, retiradas do seu último livro de poesia “Rua de Nenhures”, já que assim me entendi mais perto da pedra ou dos joelhos por ela marcados, digo, por uma nesga que a escrita do Pedro me há-de permitir.
 

Escolhi este modo para penetrar na extremamente apurada escrita do Pedro e, por papoilas – não por crer nas tréguas do tempo - assegurar o dizer do quanto a perene vida é rainha, e que se esse fosse o pior mal, nenhum afiado bronze a sua casa voltaria em busca de notícias

para doer.

 


TERESA VIEIRA

30 de Abril – sec.XXI

  • A chancela da D. Quixote está de parabéns uma vez mais e neste 2013.