Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Blogue do Centro Nacional de Cultura

Um espaço de encontro e de diálogo, em defesa de uma cultura livre e pluridisciplinar. Estamos certos de que o Centro Nacional de Cultura continuará, como há sete décadas, a dizer que a cultura em Portugal vale a pena!

Blogue do Centro Nacional de Cultura

Um espaço de encontro e de diálogo, em defesa de uma cultura livre e pluridisciplinar. Estamos certos de que o Centro Nacional de Cultura continuará, como há sete décadas, a dizer que a cultura em Portugal vale a pena!

LONDON LETTERS


 

 

 

The Ascottians, 1711-2013


Mesmo aos distraídos, o quadro não escapa. Anda no ar até com uma qualquer nota de non-sense. Os dias de Ascot e as noites de teatro invadem o Tube com uma abertura ao feerismo edwardiano, a colorir a cidade em doses variáveis de amusement, fashion, sport, and manners. ‒ La saison à London! Os Ascottians e a famosíssima corrida de cavalos inaugurada pela Queen Anne em 1711 têm tanto a ver com chapéus altos e vestes finas, quanto com o pretexto para o Windsor Castle regressar a um tempo marcado por um carismático monarca, King Edward VII, historicamente reconhecido como… – Humm. A pleasure-loving one? A 2013 Royal Ascot Racecourse vive hoje o Ladies Day e ainda decide a quem a golden cup, mas contém já o contraponto televisivo do hard working politician que é, sem casaca e gravata, Mr David Cameron reunido em Belfast com os grandes do mundo em mais um vazio G8 Summit. Aos amantes de equídeos basta notar que o going está “good to firm”.

 

A Edwardian experience usa chegar por estes dias quentes, nas proximidades do aniversário da Queen Elisabeth II, comemorado a June 15th com o Trooping the Colour na Horse Guards Parade, aqui mesmo nas bandas de St James. Mas sobretudo chega ao toque de Wimbledon  e Bloomsbury, aquando da invasão dos racegoers à volta de Waterloo station para o National Horse Meeting. O resultado é assaz divertido. Porque os jazzy hats então iluminam a fratura social e latentes class wars, este é também um período de testes de velocidade nas hostes de Whitehall. Os campeões evoluem no Horsewalk: Pre-parade, Parade ring and… on the Track. Ao som, claro, de um ladies and gentleman, make your bets.

 
Os players na edição de 2013 esgrimem argumentos sabidos. Com as aspirações da classe média massivamente submetidas a doce dieta de austeridade, entre o Ring e o Enclosure garden, a Tory democracy testa o excitement de calibrar a estratégia da destruição do emprego contra o que uns designam como protecionismo social e outros equacionam como civilização. O Prime Minister tem até consigo o aguardado Parliamentary Commission on Banking Standards report. São 571 páginas ao todo e o respetivo Chairman veio a público esclarecer que as conclusões apontam um severo controlo do setor financeiro. Para Mr Andrew Tyrie, o porquê de tal regulação é simples: “Bankers and banks are in a position where they can not just do harm to their shareholders but do harm to the whole economy and end up putting taxpayers on the hook”. Ora, depois do coro de críticas contra as malfeitorias da City, resta esperar para ver quais as lições extraídas do desastre global que, desde 2008, os contribuintes pagam duramente. E isto, sem que Westminster caia na intemperança da anti-banker mob ou no ilusionismo do fazer algo para tudo continuar igual. 

 

Mas a Ascot season traz mais que a magreza das expetativas. A small talk around insiste nos equinos. A natureza do evento, por modelo, é objeto de elegante digressão. Para uns nada diverso é que o Royal picnic, para outros, porém, consiste no Royal garden party. Para a maioria cá de casa, trata-se mesmo de algo mais: The derby. Aqui chegados, valha o good old King Edward: No panic! Invoque-se o White Uffington Horse, papagueie-se que o mais alto ginete é the English sacred beast e a pageantry está coloridamente a postos. Afinal, quem senão o Desert Orchid ou o Seabiscoit são icásticos campeões. ‒ Be carefull, dear. Set a beggar on horseback, and he'll ride to the devil!

 

 

St James, 20th June

 

Very sincerely yours,

 

V.

 

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.