Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogue do Centro Nacional de Cultura

Um espaço de encontro e de diálogo, em defesa de uma cultura livre e pluridisciplinar. Estamos certos de que o Centro Nacional de Cultura continuará, como há sete décadas, a dizer que a cultura em Portugal vale a pena!

Blogue do Centro Nacional de Cultura

Um espaço de encontro e de diálogo, em defesa de uma cultura livre e pluridisciplinar. Estamos certos de que o Centro Nacional de Cultura continuará, como há sete décadas, a dizer que a cultura em Portugal vale a pena!

LONDON LETTERS

The summer games, 2013

 

 

A well done attitude impôs-se em terras de Her Majesty. Nada menos: The Brits win Wimbledon. Andy Murray soma o ambicionado título do All England Club ao ouro do ténis olímpico, num crazy third game nos courts de Somerset Road, após a não menos espetacular vitória do Estimation de HM The Queen em Ascott. ‒ Eh bien, de bon terroir bon vin! A emoção em torno do ilustre sucessor de Fred Perry é indizível, com mensagem de Elisabeth II, visita a Downing Street e cheers em Westminster. – Well, my darling. The praise of old wine, friends, and gold, is in all places often told! Com great weather and good spirits, à espera do bebé real e as mais excêntricas narrativas a circular em torno da maternidade e dos nomes dos rebentos ‒ aliás, com um curioso Edwardian flavour, ‒ também em Westminster os jogos estão a muito bom nível. É oficial: The Royal Mail is on sale.

Para dizer do êxtase, uma nota basta. Well?! Duas, dado que as vozes até subiram uma oitava. De novo a florir no jardim cá de casa estão as phalaenopsis, vulgarmente por aqui designadas como as orquídeas da Alice. Pois, o fantastic achievment no Wimbledon Men’s Singles Championhip quebra um jejum de 77 anos no pódio. Mrs Virginia Wade fez a diferença na saga, em 1977, mas tantos fallow years no British Grand Slam assemelham o feito de (Sir) Murray a algo quase do domínio milagroso. Fãs havia a temer que tamanho desfavor resultaria até de alguma machinator doli, quando observados os 44 títulos obtidos entre 1836 e 1937, as vitórias em série de Anthony Wilding e dos Doherty brothers, Reggie e Laurie, ou ainda o apreço do jogo na Florence do século XIV. Certo é as expetativas, e o valor nos portais das apostas, subirem agora em flecha quanto ao desempenho das cores nacionais no cricket: The Ashes estão de novo no coliseu de Trenton Bridge, em Nottingham, após prematuro obituário publicado por The Sporting Times em 1882.

 

So, ashes to ashes, o jogo na House of Commons centra atenções na reforma do sistema político. Com os MP a explorar os custos-benefícios de eventual formalização da constituição histórica, Mr Ed Milliband surpreendeu ao apresentar ontem um ousado pacote de medidas em torno do financiamento dos partidos e das remunerações dos cargos políticos. Tanta solidariedade austeritária recebeu hoje um rotundo não dos Tories. A ideia base na one nation agenda introduz as primárias na seleção dos candidatos eleitorais, enquanto abre o debate aos limites no exercício do poder em matérias como o segundo emprego e o conflito de interesses que assombram as paredes de Whitehall. O tema é politicamente corrosivo. A sessão de hoje nas PMQ foi ruidosa. Sob o signo da agitação nos green backbenches, a temperatura subiu com o ping-pong entre Mr Miliband e o Prime Minister David Cameron sobre quem define que lideranças: se os donativos milionários nos Tory boys ou as quotas sindicais no Labour people. Que o mesmo é questionar: quem compra que policies?

 

ll3.jpg

 

O melhor veio a seguir. O Royal Mail está em vias de privatização, numa operação anunciada por Rt Hon Dr Vince Cable e concebida pela Goldman Sacks com uma cláusula de free shares para os 150,000 trabalhadores. Estes opõem-se em nome dos public standards em instituição secular que até Lady Margaret Thatcher excluíra na anterior cruzada da libertação dos mercados. ‒ What about the royal head in the stamps?!

St James, 10th July

 

 

Very sincerely yours,

 

V.