Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogue do Centro Nacional de Cultura

Um espaço de encontro e de diálogo, em defesa de uma cultura livre e pluridisciplinar. Estamos certos de que o Centro Nacional de Cultura continuará, como há sete décadas, a dizer que a cultura em Portugal vale a pena!

Blogue do Centro Nacional de Cultura

Um espaço de encontro e de diálogo, em defesa de uma cultura livre e pluridisciplinar. Estamos certos de que o Centro Nacional de Cultura continuará, como há sete décadas, a dizer que a cultura em Portugal vale a pena!

LONDON LETTERS

Prince of Cambridge, 22 July 2013

 


Et voilà. It is a boy
. O nascimento do mais jovem príncipe no United Kingdom coloca quatro gerações em linha para sucessão no trono de Westminster. A monarquia britânica projeta-se assim para o século XXII, sob a égide da House of Windsor fundada em 1917 pela “good riddance” de George V. ‒ Un bon poème sort tout fait! A notícia saiu ontem de Clarence House, confirmada de imediato pelo birth bulletin apresentado no exterior de Buckingham Palace. – Well, my darling. A good beginning is half the battle! É oficial, pois: A future King is born.

 

 

A day of very joy. O Prince of Cambridge nasce às 16:24 horas de 22 de julho de 2013 em Paddington, West London, na Ala Wingo do St Mary’s Hospital. A alta temperatura do dia lembrava a Arábia Saudita, em breve surgindo nos céus a beautiful full moon seguida da tradicional chuva a regar a terra e as gentes da ilha. O anúncio di-lo um rapagão: pesa 8 lb 6oz, o equivalente a 3,8 kg. Aquém do memoribilia business e do global media frenzie, que leva jornalistas a acamparem durante semanas na Praed street, saúda-se a jovem família. E o sorriso nos rostos nesta belíssima manhã de sol sublinha o "we could not be happier" dos dukes of Cambridge. A complexidade política apenas surge em torno da denominação do príncipe. Sendo escolha dos pais e cabendo-lhe decidir sobre com que nome reinará, afinal todos na nação possuem preferências e as apostas denotam foros eleitorais, com a maioria a selecionar George ou James ou William George James ou até… Danton! E há sempre tudo quanto um nome contém e a coroa reserva.

 


A história institucional remete caso similar para o ano de 1894, data do nascimento do futuro Edward VIII no castelo dos destinos cruzados de HRM The Queen Victoria. Alexandrina Victoria (24 May 1819 – 22 January 1901) da House of Hanover impera longamente no período de 1837 a 1901 como monarca do United Kingdom of Great Britain and Ireland, com o título de Empress of India a partir de 1876. Os três demais monarcas servem no tormentoso século XX iniciado com a belle époque de Edward VII entre 1901-10. Albert Edward (9 November 1841 – 6 May 1910) é King of the United Kingdom and the British Dominions and Emperor of India desde 22 January 1901 até à morte, criando a House of Saxe-Coburg and Gotha. O irmão do Prince of Wales e Duke of York sucede-lhe como King George V. George Frederick Ernest Albert (3 June 1865 – 20 January 1936) reina no United Kingdom and the British Dominions e é Emperor of India desde 6 May 1910 até ao passamento, atravessando a I World War (1914–18) que o leva a criar a House of Windsor.

Edward VIII recebe a coroa do irmão. Edward Albert Christian George Andrew Patrick David (23 June 1894 – 28 May 1972) é King of the United Kingdom and the Dominions of the British Commonwealth e Emperor of India tão só de 20 January a 11 December 1936, quando resigna para desposar Mrs Wallis Simpson como Duke of Windsor. A abdicação conduz ao trono o pai de HRM The Queen Elisabeth II. Albert Frederick Arthur George (14 December 1895 – 6 February 1952) é o King George VI of the United Kingdom and the Dominions of the British Commonwealth entre 11 December 1936 até aos dias do fim, vivenciando a II World War (1939–45) como o último Emperor of India e o primeiro Head of the Commonwealth.

 

Começam agora os primeiros passos na formação de décadas do potencial 43rd Monarch desde que William the Conqueror assume a English crown em 1066. Para já existem praticalities, como assegurar biberão e fraldas frescas. Meanwhile, como desde a manhã lembram os tunes dos Guardsmen aqui próximo e bisadas salvas de canhão na Tower of London a par dos sinos de Westminster Abbey: ‒ Congratulations, William and Catherine! And all the best for the lad!

 

St James, 23rd July

 

Very sincerely yours,

 

V.