Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Blogue do Centro Nacional de Cultura

Um espaço de encontro e de diálogo, em defesa de uma cultura livre e pluridisciplinar. Estamos certos de que o Centro Nacional de Cultura continuará, como há sete décadas, a dizer que a cultura em Portugal vale a pena!

Blogue do Centro Nacional de Cultura

Um espaço de encontro e de diálogo, em defesa de uma cultura livre e pluridisciplinar. Estamos certos de que o Centro Nacional de Cultura continuará, como há sete décadas, a dizer que a cultura em Portugal vale a pena!

A FORÇA DO ATO CRIADOR

 

Joseph Beuys e a importância da escultura social.

 

‘That is why the nature of my sculpture is not fixed and finished. Processes continue in most of them: chemical reactions, fermentations, colour changes, decay, drying up. Everything is in a state of change.’, Joseph Beuys

 

Para Joseph Beuys (1921-1986), a arte é uma força, é uma energia encantatória que provoca fascínio e que poderá conter uma verdade maior do que a vida do dia a dia. Apesar de se apresentar através  de métodos misteriosos, a arte tem uma função social e um poder de cura muito importante. A arte contem em si as forças da vida, as forças da alma, as forças de um espírito mais elevado. Para Beuys, existe uma grande necessidade do ser humano evoluir através da arte. A arte é o potencial ponto de partida de tudo o que aparece no mundo, em todos os campos do conhecimento.

 

‘This is the kind of faith one can have in art: one can say that it is on the path towards something (it is not something finished and perfect, it can never be!). Art is something living, never complete, never ending.’, Joseph Beuys

 

O ser humano socialmente envolvido tem o poder de transformar o mundo, para melhor. Cada um de nós tem um potencial poético e criativo que se enterra na pressa, na competitividade e no desejo de ter sucesso. Para Joseph Beuys, ser artista implica sim ter: um sentido muito alargado de liberdade interior, uma imaginação criadora, uma conexão com certas energias invisíveis, uma comunicação e contágio com os outros, e implica ser um veículo crítico, pensante de uma atividade contínua de criação. Para Beuys, a descrença generalizada no ser humano, como ser criativo, pode levar ao conflito, à tirania e à opressão.

 

‘I believe that the human being is fundamentally a spiritual being, and our vision of the world must be extended to encompass all the invisible energies with which we have lost contact or from which we have become alienated.’, Joseph Beuys

 

Beuys acreditava que a sua vida e o seu ser eram os materiais mais indicados para fazer arte – e a escultura de Beuys fazia-se através de formas pensantes e formas faladas. A sociedade é assim uma gigante escultura social. O ser humano tem a capacidade de moldar e formar o mundo em que vive, através de um processo evolutivo e progressivo. E a democracia, para Beuys, advem desta ideia, de que o ser humano é um artista com um vigoroso poder de realização.

 

Ao dar forma à sociedade através da atividade criativa, Beuys afastava-se, determinantemente de grupos políticos radicais, como o “Rote Armee Fraktion” (RAF), que acreditavam na violência para conseguir uma revolução social.

 

E é através de uma rosa (‘Rose for Direct Democracy’, 1973), que Beuys enfatiza o seu desejo de desenvolvimento social através de uma via pacífica, gradual e evolutiva. O vaso de vidro tem inscrito a direção do crescimento da rosa. A trajetória suave e contínua da rosa corresponde à trajetória que Beuys desejava para o progresso da sociedade e de toda a vida. As pétalas ao brotar, contrastam em aparência com o resto da planta. Tornam-se, para Beuys, símbolo de uma revolução. A flor, gradualmente, emerge através de uma transformação e evolução orgânica extraordinária das folhas verdes. Por isso, a fotografia de Joseph Beuys sentado atrás da rosa tem o seguinte título: ‘We Won’t Do It without the Rose, Because We Can No Longer Think.’  

 

Ana Ruepp

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.