CARTAS DE CAMILO MARIA DE SAROLEA - FELIZ NATAL!
Minha Princesa de mim,
Queridos Amigos:
Vem-me à lembrança uma velha canção do Gilbert Bécaud, com uma profissão de fé: À chaque enfant qui naît, le monde recommence... - por cada criança que nasce, recomeça o mundo!
Desde o início deste período do Advento, venho-me interrogando sobre a celebração do Natal que se aproxima e o mundo em que vivemos. Aí estão as luzes, a publicidade, o comércio e os festejos, tudo tendo, como pano de fundo (ou cenário real?) um mundo perplexo e crescentemente inquieto, sem respostas para desesperos, agitações, reivindicações, ódios e agressões.
Entretidos com os nossos hábitos de consumo e algumas fantasias, prazenteiros, será que andaremos a esquecer tantos factos da vida, todas essas humanidades iguaizinhas à nossa, todos esses seres que todos os dias nascem para que recomece o mundo - este mundo de todos e para todos - que o nosso esquecimento vai destruindo ou deixando destruir?
Entre outros alertas e sinais dos tempos, o atentado no mercado de Natal de Estrasburgo desafia a nossa estupefação para nos propôr pensarsentir o nosso Natal, o nosso renascimento. É altura de cuidarmos deste mundo de todos, pois Deus fez-se carne e veio habitar entre nós. Quando nasce uma criança, nasce uma esperança. E qualquer esperança merece ser cumprida. Só assim será Feliz este Natal, e o Ano Bom! Não no sentido de entrar já perfeito, mas no esforço de ser melhor, pelo nosso abraço.
Votos de um Feliz Natal de todos nós! E um abraço.
Camilo Maria
Camilo Martins de Oliveira