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Blogue do Centro Nacional de Cultura

Um espaço de encontro e de diálogo, em defesa de uma cultura livre e pluridisciplinar. Estamos certos de que o Centro Nacional de Cultura continuará, como há sete décadas, a dizer que a cultura em Portugal vale a pena!

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CINQUENTENÁRIO DA MORTE DE ALMADA NEGREIROS

 

Assinalamos aqui os 50 anos da morte de Almada Negreiros (1893-1970). Importa desde já destacar o relacionamento pessoal-familiar decorrente de uma longa amizade de família em que desde sempre participei. E que de certo modo reforcei através de contactos especificamente destinados a acompanhar toda uma vasta série de artigos e de textos publicados na imprensa e em livros, que ao longo de décadas fui escrevendo sobre o teatro de Almada, e em que tive o gosto e o proveito da sua informação e apreciação.

 

De tal forma que na minha “História do Teatro Português” dediquei a Almada um conjunto de referências, em capítulo autónomo, a partir de temas que Almada introduz em diversos aspetos da sua vasta e variada criação artística, e que, no que respeita ao teatro, representam uma expressão-síntese da sua obviamente também vasta e variada dramaturgia.

 

Refiro então, especificamente, dois temas basilares na coerência e continuidade dessa dramaturgia. São eles “A Tragédia da Unidade” e “1+1=1”. Insisto: trata-se de expressões que em si mesmas, dispersas que sejam ao longo da variada obra do autor (e aqui referimo-nos sobretudo ao teatro) constituem como uma síntese abrangente desse vasto e notabilíssimo conjunto de peças e exercícios de espetáculo teatral.

 

Esclareça-se entretanto que nem todas as peças referidas chegaram até nós: assim, entre textos publicados e textos evocados, temos um conjunto de 15 títulos, que enunciamos com a indicação da respetiva “sobrevivência”:

 

“O Moinho” (1912) que desapareceu, “23, 2º andar” (1912) de que restam algumas falas, “Pensão de Família”, “A Civilizada”, “Os Outros” (este de 1923), “S.O.S” (1928-1929), “O Mito de Psique” (1949), “Protagonistas” (1930), que se perderam.

 

 Na íntegra, ficou “Antes de Começar” (1919), “Pierrot e Arlequim” (1924), “Portugal” (1924), “Deseja-se Mulher” (1931) de que se conhece uma versão em inglês traduzida por David Lay, “Galileu, Leonardo e Eu” (1965) e “Aqui Cáucaso” (1965).

 

No ponto de visita estilístico, pode-se dizer que esta obra, no seu vasto conjunto, concilia a modernidade indiscutível da criação artística global de Almada com a adaptação de estilos estético-literários diversos. Independentemente do estilo e do linguajar teatral dominante, o que mais se nota neste conjunto heterogéneo será o sentido de espetáculo que, esse sim, liga toda esta dramaturgia: e vale então a pena referir que esse “sentido do espetáculo”(e agora pomos a expressão entre aspas) constitui característica global e constante da vastíssima e diversificadíssima obra do autor.

 

Aliás, basta ter presente o sentido de comunicabilidade cénica da sua obra plástica, poética, literária, dramática: Almada Negreiros é sempre Almada Negreiros tanto como artista criador como grande e bom amigo e conversador...

 

Ora, tal como escrevi na “História do Teatro Português” acima citada, o teatro surge como uma espécie de síntese da sua criação artística.

 

Aí é referido Almada como artista imenso, aventureiro do espírito, descobridor e inventor esteta, para quem a síntese dramatúrgica é corolário lógico da sua intuição e saber. A arte plástica dá-lhe o senso dos volumes, cores e posições relativas; a arte rítmica, o poema, o segredo do verbo, a música das falas, o mistério do lirismo subjacente. E o que falta para criar teatro, busca-o no talento do artista, na sua sensibilidade intelectual. (fim de citação).

 

Acrescento agora que o grande tema de unificação desta obra pode ser identificado precisamente na expressão paradoxal de 1+1=1. Veremos a concretização desde lema na obra dramática e dramatúrgica de Almada Negreiros.

 

DUARTE IVO CRUZ