Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogue do Centro Nacional de Cultura

Um espaço de encontro e de diálogo, em defesa de uma cultura livre e pluridisciplinar. Estamos certos de que o Centro Nacional de Cultura continuará, como há sete décadas, a dizer que a cultura em Portugal vale a pena!

Blogue do Centro Nacional de Cultura

Um espaço de encontro e de diálogo, em defesa de uma cultura livre e pluridisciplinar. Estamos certos de que o Centro Nacional de Cultura continuará, como há sete décadas, a dizer que a cultura em Portugal vale a pena!

LONDON LETTERS

 

A Queen of hearts, 2014

As Easter holydays disponibilizam uma agradável pausa para refrescar as ideias e enriquecer o olhar com os lilacs em volta e as magnolias de St James. Em 1926, April 21, nasce em Mayfair Lilibet of Windsor cuja coronation em 1953 como monarca assegura seis décadas de estabilidade política ao United Kingdom onde são notas marcantes o poder moderador, o reformismo social e o cosmopolitismo global. — Chérie, a l'œuvre on connaît toujours l'artisan! Muito se escreverá sobre o reinado que emerge das trevas da II World War (1939-45). Mas nos anais pontuará a atual taxa de aprovação popular de HRM The Queen e mesmo da Royal Family. Em 100 Britons, 77 apoiam a manutenção da monarquia parlamentar face a 17 que favorecem a república. –Well, we don't just make a kilt. We build it! Estes números representam um assombroso diplomatic triumph.

The Queen Elisabeth II completou ontem mais um aniversary day em excelente saúde, pessoal e política. Aos 88 anos de idade Her Royal Majesty permanece com aquela star quality que cedo encanta sir Winston S Churchill. Com o avanço das décadas, porém, adquiriu um lugar particular nas longas linhas da realeza destes reinos e que o seu mais recente e graining portrait evoca com a cortesia do Buckingham Palace: a suavidade natural do aço. Uma caraterística pessoal, com que escolta um constitucionalismo assente na escrupulosidade da separação de poderes e da rule of law.

No 1957 Christmas Broadcast, uma jovem Elisabeth of Windsor refletia desde Norfolk sobre o seu papel num sistema político modelar das democracias ocidentais: "In the old days the monarch led his soldiers on the battlefield and his leadership at all times was close and personal. Today things are very different. I cannot lead you into battle, I do not give you laws or administer justice but I can do something else, I can give you my heart and my devotion to these old islands and to all the peoples of our brotherhood of nations." Nesta mensagem, a primeira a ser televisionada, a partir da Long Library de Sandringham, com 25 anos, concluía: "I believe in our qualities and in our strength, I believe that together we can set an example to the world which will encourage upright people everywhere."

Ao parabenizar a monarca saúda-se a eficácia e a longevidade da The Queen of People’s hearts. Nos dias de bonança e de tempestade, HRM suaviza friends and foes. Tanto que o seu tradicional family model mantém um tipo de liderança onde manner and form conjugam a autenticidade do poder. — Vivat Regina Elizabetha.

 

St James, 22nd April

 

Very sincerely yours,

 

V.