Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Blogue do Centro Nacional de Cultura

Um espaço de encontro e de diálogo, em defesa de uma cultura livre e pluridisciplinar. Estamos certos de que o Centro Nacional de Cultura continuará, como há sete décadas, a dizer que a cultura em Portugal vale a pena!

Blogue do Centro Nacional de Cultura

Um espaço de encontro e de diálogo, em defesa de uma cultura livre e pluridisciplinar. Estamos certos de que o Centro Nacional de Cultura continuará, como há sete décadas, a dizer que a cultura em Portugal vale a pena!

LONDON LETTERS

Untitled 1.jpg

An Atlantic day at races, 2015

Num dos seus belíssimos escritos esculpe Señor Jorge Luis Borges a memória de Shakespeare. Nota existirem devotos de Goethe, das Eddas e do tardio Cântico dos Nibelungos, mas confessa que Master Will fora o seu destino. Apresenta-se então o helenista Untitled 2.jpgautor de Jardín de senderos que se bifurcan (1941) e El Aleph (1945) na pele de Herr Hermann Soergel, um leitor curioso e portador do dom de transportar as reminiscências do bardo. Outros peregrinam ao prodigioso universo de Master Will e alguns há que ousam reinventar um seu enigmático herói do reino de Denmark. Nesta esteira segue agora Mr Benedict Cumberbatch, protagonista de moderno Hamlet no palco do Barbican Centre (City Lon). — Chérie! Celui-là est heureux qui croit l'être. Já o Labour Party inicia a distribuição dos boletins de voto para eleger o novo líder em lote de quatro candidatos. As sondagens e as apostas projetam que o vencedor seja… RH Jeremy B Corbyn MP. — Hmm! Any port in storm. O Mail on Sunday revela que British jihadis planeiam um atentado contra HM The Queen no VJ Day, durante as comemorações em Central London que assinalam o 70th anniversary do fim na World War II. A retórica endurece na crise dos migrantes em Calais e no debate republicano em USA.

Untitled 3.jpg

Enjoyable Summer weather around. A cidade está repovoada por turistas. Também no Labour Party abundam os newcomers em vésperas das suas outonais eleições para a UK & Scottish leadership, deputy leadership & London Mayoral selection. Segundo interessantes dados divulgados pela Sky News num destes dias longos, ascendem a 120,000 os recentes aderentes ao partido trabalhista desde a calamitosa derrota de Mr Ed Miliband nas legislativas de May 7. Todos estes novos 70 mil militantes e 50 mil apoiantes têm já direito a voto no day at the races agendado para September 12. Daí, aliás, vários conjugarem a rara remodelação do eleitorado com Entryism… quando o Sherlock star estreia o seu Hamlet em Silk Street sob a direção de Mr Lyndsey Turner, na companhia de Ms Sian Brooke (Ophelia), Mr Ciarán Hinds (Claudius) e Mr Karl Johnson (Ghost of Hamlet's Father). Para início deste diálogo shakespeariano com público mais inclinado a ver as estrelas de Holywood que ouvir as palavras dos King’s Men, Mr Cumberbatch envolve-se numa suave controvérsia. Em causa está o abuso dos telemóveis para o filmarem no monólogo do to be or not to be da Nunnery Scene com que Master Will celebriza The Tragicall Historie of Hamlet, Prince of Denmarke (1604) e a theatre etiquette. Aqui o ido Mr Holmes sustenta inexistir lugar para clapperboard, camera & action shots.

Na desinspirada corrida para a pilotagem do One Brewer's Green Building, contudo, de repente, surge algo interessante. Bem, parcelarmente estimulante. Hoje dobra a oportunidade de visionar doce video letter de Mrs Liz Kendall a apelar à imaginação para edificar a “new future” e de Mr Andy Burnham difundir tradicional hello message iniciada na – «surprise!» – home kitchen, com a esposa a revelar dados do first encounter e primeva confidência da ambição de ser MP! Já Mrs Yvette Cooper e Mr Jeremy Corbyn se alheiam das tecnologias e privilegiam o contato direto com a militância. Assim se sabe que o front runner equaciona recuperar a famosíssima Clause Four na constituição trabalhista, abolida por Mr Tony Blair em 1995 e nenhuma outra senão a que até aí consagra a propriedade estatal dos meios de produção. Esta é a pedra angular no caminho para o socialismo e também do compromisso histórico que no pós-guerra preside à nacionalização do carvão e do aço, mais os conexos estratégicos na energia e nos transportes, na prática já nos 80s revertido pelas privatizações de Lady Margaret Thatcher. Os adversários do Corbysm opõem-se e recusam semelhante debate com o Islington North MP.Untitled 4.jpg

Totally brillant é o desempenho deste fim-de-semana da equipa inglesa de cricket face à eterna rival Australia. Em Trent Bridge (Nottinghamshire), Mr Benjamin Stokes simplesmente deslumbra, uma vez e outra, no bat-and-ball e ainda no impulso competitivo que a sua irradiante energia doa aos até agora apagados Three Lions liderados pelo Capt Alastair Cooke. Em homenagem ao feel good factor instilado pelo England all-rounder propõe-se até um sentido minuto de silêncio à memória dos cilindrados Aussies. Mas do sombrio nas antípodas viaje-se a Washington. Os US assistem distraidamente a um espantoso debate televisivo entre os 17 (!) candidatos republicanos à presidência. Só com homens em cena, destaca-se o profissionalismo da jornalista Megyn Kelly – logo depois atacada de forma vil por um pretendente de cabelo esquisito e pelos vistos ainda agastado por "stupid politicians." A hoste diz ser a natural selection. — Well, well. The Ashes are all but back in England’s hands.

St James, 10th August            

Very sincerely yours,

V.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.