Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Blogue do Centro Nacional de Cultura

Um espaço de encontro e de diálogo, em defesa de uma cultura livre e pluridisciplinar. Estamos certos de que o Centro Nacional de Cultura continuará, como há sete décadas, a dizer que a cultura em Portugal vale a pena!

Blogue do Centro Nacional de Cultura

Um espaço de encontro e de diálogo, em defesa de uma cultura livre e pluridisciplinar. Estamos certos de que o Centro Nacional de Cultura continuará, como há sete décadas, a dizer que a cultura em Portugal vale a pena!

LONDON LETTERS

Untitled.jpg

The last days of Downton, 2015

Et voilá! O proletariado tem um herói para repensar as suas teses contemporâneas e a burguesia dispõe de inesgotável tema para motejo. Rivalizando com o regresso da série Dowton Abbey, Mr Jeremy Corbyn estaciona como invariável tema de conversa.

Untitled 2.jpg

- Chérie! Fuis le plaisir qui amène repentir. Tantas são que, após Elisabeth II se sagrar com o mais duradouro reinado de sempre, agora é o RH Tory David Cameron que se estabelece como The luckiest Prime Minister da British History. HM Opposition Leader opta pelo silêncio quando os demais cantam o National anthem na cerimónia dos 75 anos da Battle of Britain. O espanto é clamoroso. — Well. Clothes do not make the man. A European Union empurra para o próximo mês a decisão do que fazer na migrant crisis. Germany acolhe então a Oktoberfest. O Pope Francis está nas Américas: quatro dias na Cuba de Signor Raul Castro e cinco nos US dos 17 candidatos republicanos ao Oval Office. O inefável Mr Donald Trump permanece na liderança após mais um oco debate televisivo sintetizável na linha yes, you did vs no, I don’t.

Untitled 3.jpg

Autumn first days em London. O implausível domina o ambiente em Westminster em vésperas das conferências partidárias. A retórica populista no Labour serve já não apenas para gáudio dos Conservatives, entre portas alertados para severo risco de menosprezarem um formidável adversário na conquista das massas, como também motiva os Liberal Democrats liderados pelo discretíssimo Mr Tim Farron a apresentarem-se como "the only party of credible opposition." No entretanto, HM Government negoceia com diversas autoridades em England a devolução de serviços públicos, e responsabilidades sociais, quantificáveis em biliões de libras. Scotland agita-se igualmente em torno da exigência de um segundo referendo a eventual independência. A crise dos migrantes avoluma-se no mar do Kent. Todavia, em pré-anúncio de onda de greves, RH JB Corbyn discursa para sindicalistas e quer renacionalizar a rede de comboios.

O Syriza ganha as eleições em Greece. Os resultados dão ao partido de Mr Alexis Tsipras uma vitória clara e idêntica votação à obtida em January, quando ascendeu ao poder em Athens, mas com uma alteração qualitativa de vulto: a ala radical do movimento é afastada pelo eleitorado, incluindo o colorido economista Mr Yanis Varoufakis. A coligação governamental prossegue, assim, para executar o novo programa de austeridade acoplado ao já terceiro resgate financeiro. À sombra da bela Acropolis, o centro político perdura enublado à esquerda (com o PASOK) e secundarizado à direita (com a New Democracy). A manutenção da aliança que apoia o reeleito Premier no parlamento grego causa ainda desconforto às forças europeias, deveras apostadas em condicionar o futuro imperfeito do povo helénico. O presidente do European Parliament, Herr Martin Schulz, classifica a liga da Coalition of the Radical Left com os Independent Greeks (de extrema direita) como ideologicamente bizarra. A capitulação naquela noite de July em Brussels e o olvidado referendo ao austeritarismo ostentam agora a faixa da legitimidade ambicionada pelos Deutsch sprechende Parteien und Politiker. Porém, a luta continua.

"It is time to adapt or die," afirma o afável Sir Robert, Earl of Grantham (Mr Hugh Bonneville) na sexta e última série de Downton Abbey. O primeiríssimo episódio foi ontem à noite para o ar na ITV e abre com uma espetacular caçada a cavalo, no ano 1925, para retomar a aristocrática estória dos Crawleys. A habitual tela de atores contracena com novas personagens e pontuais celebs. Entre os regulares up & downstairs encantam os soberbos Mr Carson (Mr Jim Carter) e Lady Violet, The Dowager Countess (Dame Maggie Smith). A Great Depression está ao fundo no guião de Sir Julian Fellowes. A austeridade do tempo entrará algures em cena a par da determinação dos protagonistas que, desde 2010, prendem milhões à pantalha durante os serões de domingo no reino; aliás, enquanto somam aplausos, prémios e distinções à volta do globo, entre os quais o Special BAFTA. Os transicionais 20s surgem em todo o esplendor da época interguerras, quando os sinais de mudança são por uns encarados de frente e por outros servem para semelhar a desavisada avestruz. As fronteiras sociais movem-se surdamente. — Hmm! Knowing any man's mainspring of motive you have as it were the key to his will.

St James, 21st September       

Very sincerely yours,

V.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.