Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogue do Centro Nacional de Cultura

Um espaço de encontro e de diálogo, em defesa de uma cultura livre e pluridisciplinar. Estamos certos de que o Centro Nacional de Cultura continuará, como há sete décadas, a dizer que a cultura em Portugal vale a pena!

Blogue do Centro Nacional de Cultura

Um espaço de encontro e de diálogo, em defesa de uma cultura livre e pluridisciplinar. Estamos certos de que o Centro Nacional de Cultura continuará, como há sete décadas, a dizer que a cultura em Portugal vale a pena!

LONDON LETTERS

Untitled.jpg

A duel of British titans, 2015

O choque de civilizações irrompe pelo meio da leitura da biografia crítica do grande Kavafis, por Mr Liddel Robert. No apinhado Westminster's Central Hall todos são ardentes classicistas. E não, não é uma reedição de The Philosophers' Football Match dos gloriosos Monty Python. O programa Intelligence Squared antes

Untitled 2.jpg

coloca frente-a-frente dois colossos da retórica indígena a contrastar Greece vs Rome: pelos helénicos alinha RH Boris Johnson, Mayor of London e reader de Classics na Oxford University; pelos latinos pugna a Don Mary Beard, lecturer da disciplina em Cambridge. — Oh la la. Tel maître, tel valet! Lá fora rufam os tambores de guerra. O UK e o West planeiam massiva resposta armada contra o Isis, no rescaldo dos sangrentos atentados de Paris. Brussels e as demais capitais continentais estão já fortemente patrulhadas, com as forças de segurança em alerta máximo. O Archbishop of Canterbury confessa que o massacre o fez questionar a presença do Mighty God. A vox populi interroga as raízes do mal. — Hmm! The wise put their trust in ideas and not in circumstances. A Bundesklanzerin Frau Angela Merkel celebrou 10 anos no poder, neste Sunday, em Germany e na German Europe. Pope Francis avança com a celebração do Giubileo Straordinario, com o Anno Santo de 2015 December 8 a 2016 November 26 dedicado à misericórdia. O liberal Mauricio Macri é o novo presidente da Argentine.

Untitled 3.jpg

Windy week with a freezing mist here and rain showers there em London. Em tempos volúveis, a cultura abre ainda porta solar. Mágico é Mr Constantine P Kavafys, o poeta de Alexandria que canta o Mediterranean World aquém das trevas que o cercam e ilumina os dias com o seu “Keep Ithaka always in your mind.” Potente mezinha é também a fantástica recriação no Storey's Gate do clash of civilizations greco-romano. O IQ2 convoca clássica Cleese’s question entre os membros de The People's Front of Judea ao invés de evocar a controversa doutrina do saudoso Professor Samuel P. Huntington sobre novo padrão dos conflitos na post-cold war era. Os MPython são fulgentes. Interior da Matthias's House, sala sombria e atmosfera conspirativa: A vanguarda popular senta-se a mesa face a plateia de ativistas mascarados; Francis apresenta plano de ataque contra o imperialismo romano; ateia-se debate democrático e a querela estala. Reg: – All right... all right... but apart from better sanitation and medicine and education and irrigation and public health and roads and a freshwater system and baths and public order... What have the Romans done for us? | Xerxes: – Brought peace! No mais é o imenso brilho inteletual de Jonhson e Beard, a esgrimir por Athens e Rome. Não direi o resultado do combate, mas este surpreende tanto o MP de Uxbridge como a Don de The Times Literary Supplement.

Untitled 4.jpg

A desigualdade socioeconómica tem novo conceito na praça das ideias: differential collaterasability, a colaterabilidade diferencial que soma aos mercados para revelar as diferenças entre o que não é/deixa de ser igual, proposta pelo Dr Geoffrey M. Hodgson no seu último e laureado livro. Conceptualizing Capitalism. Institutions, Evolution, Future é o título do Research Professor of Business Studies na University of Hertfordshire (UK), também editor chefe do Journal of Institutional Economics. Vencedor do Schumpeter Prize, o trabalho refresca os fundamentos do sistema juspolítico assente na propriedade privada e na busca do lucro enquanto examina quer as sensíveis relações geradas pela hierarquia na ordem capitalista, quer a função do estado sob o presente império da lei. A perspetiva é solidamente neoinstitucionalista e assume como ângulo a legal-orientated understanding of institutional analysis, sublinhando os efeitos distributivos e as assimetrias de poder “that law creates or is itself influenced by.” Um olhar a reter em stress tests de naus eurofinanceiras. — Well! Good management is somehow better than good income.

 

St James, 23rd November
Very sincerely yours,
V.